Compostor de resíduos domésticos para varanda
Ecoobag – Saco Ecológico Marca Registada no INPI
Pelas suas propriedades, este é o único compostor do mercado que permite o processo de compostagem de resíduos de forma 10 vezes mais rápida, higiénica, sem atrair insetos e sem maus odores.
Comercializado por Guarda 21.
50 litros.
Material reciclado e reciclável, bonito, brilhante, cor castanho chocolate ou preto, 100% polipropileno, com fundo térmico e impermeabilizado, com torneira para facilitar o líquido em excesso que se produza no fundo.
Coloque o seu Ecoobag – Saco Ecológico num canto abrigado da varanda, de preferência num local pouco exposto ao sol, o que fará aumentar muito a temperatura do composto, matando as colónias de pequenos seres vivos que serão responsáveis pelo processo de compostagem. No fundo do saco coloque pequenos pedaços de cartão ou papel não encerado e não tingido ou folhas de árvore secas ou ainda pequenos estilhos de madeira.
De seguida coloque resíduos domésticos (cascas de batata ou de fruta, cascas de ovo partidas, borras de café, restos de hortaliças, etc). A camada seguinte deve ser de material seco: folhas de árvores, palha, pedaços de cartão, etc. Deve sempre alternar camadas de material húmido e de material seco. Isto condiciona a produção de líquidos provenientes da decomposição dos materiais húmidos: estes líquidos serão absorvidos pelos materiais secos.
Por cima coloque uma fina camada de terra. Pode adicionar um pouco de acelerador de compostagem ou minhocas.
Uma vez por semana agite o saco para misturar todos os elementos. Continue a colocar camadas até preencher a capacidade do saco.
Certifique-se de que o composto tem humidade suficiente. Se estiver demasiado seco, adicione alguma água. Se estiver demasiado húmido adicione material seco. Feche o saco com o atilho, dando um nó com laço, fácil de desamarrar.
Quando todo o material estiver decomposto e com aspeto e cor de terra, o composto está pronto a ser colocado no jardim, na horta ou em floreiras.
Importante: Não adicionar restos de comida cozinhada ao composto, o que atrairá roedores que irão danificar o compostor. Limpar apenas com um pano húmido ou com um “duche” de mangueira. Não lavar na máquina de lavar, não lavar a seco e não passar a ferro.
Cosido à máquina com bonito pesponto verde contrastante. Produto elaborado de forma artesanal, design exclusivo.